terceira seccao - icone - escuteiros de setubal

TERCEIRA

secção

O QUE É A IIIª SECÇÃO? OU O QUE SÃO OS PIONEIROS E MARINHEIROS?

Ter uma parte do céu no azul de cada um dos nossos lenços e um “pedacinho” de Deus na alma. Contribuir para que cada pedacinho se vá juntando a outro pedacinho, construindo assim um céu imenso, fruto do conjunto de muitos pedacinhos. Viver numa busca incessante de algo que por vezes nem identificamos claramente. Ser gota de água que fervilha com vida no seu interior, que descobre coisas novas em cada momento, que necessita de modelos e de algo com que se identifique, que procura mais, que quer descobrir mais, aprender mais, saber mais. Procurar, como os antigos Navegadores, pioneiros na descoberta de novos mundos, o verdadeiro caminho, o rumo certo, seguindo, pela Rosa dos Ventos, os azimutes corretos em direção ao Pai. Viver em Equipa, percorrendo juntos o caminho traçado, onde cada um tem o seu papel, indispensável e insubstituível. É estar em comunhão ao serviço do próximo e de cada um, ao serviço de Deus e da comunidade, fiéis ao princípio de boa ação e da ajuda aos mais necessitados, cumprindo a missão de enviados que Cristo confiou a cada Homem. 

Quem é o Pioneiro?
É aquele que, depois da descoberta do mundo que o rodeia, é assolado por um sentimento de insatisfação, de um ímpeto de fazer diferente, de mudar, de inovar, que o leva a soltar-se do que considera supérfluo para pôr mãos à obra na construção e concretização do seu sonho, das suas ambições.

São Pedro - Patrono da III Secção - Escuteiros de Setubal

S. Pedro foi o Apóstolo escolhido por Cristo para presidir à Igreja nascente, São Pedro é tão importante quanto humilde. Foi Deus quem quis tornar forte o que antes era fraco e, apesar das limitações e debilidades humanas deste Apóstolo, quis com ele empreender a obra grandiosa de construção da Igreja de Cristo.

S. Pedro foi escolhido para Patrono dos Pioneiros/Marinheiros devido à sua atitude irreverente, sendo pioneiro em diversos aspetos:

  • Pioneiro no reconhecimento de Jesus como Cristo e Filho de Deus;
  • Pioneiro no apoio à constituição das primeiras Comunidades Cristãs;
  • Pioneiro na liderança e condução da Igreja.

Que inspirados pelo exemplo de S. Pedro, pioneiro em tantas coisas, sejamos capazes de chegar mais longe, aceitando e melhorando as nossas fragilidades e entregando-nos ao nosso compromisso de Pioneiros/Marinheiros, tomando parte ativa na construção das comunidades em que nos inserimos.

Mística da iiiª Secção

A Mística proposta para Pioneiros/Marinheiros resume-se na frase: A Igreja em Construção.

Pressupondo o reconhecimento de que o Criador é a fonte de todos os dons, considerando que Deus nos colocou neste mundo para realizar um projeto de felicidade para toda a Humanidade, e tendo por base, ainda, que a nossa participação nesse projeto tem origem na Aliança que Deus firmou com os Homens, o Pioneiro/Marinheiro começa a descobrir as consequências de ter caminhado em direção à Terra Prometida. Ou seja, é hora de amadurecer a fé que professa, e é altura para redescobrir o significado do seu batismo, mediante o qual foi configurado com Cristo.

Simbologia da IIIª Secção

O Pioneiro que vive sobre a máxima Saber, Querer e Agir, sendo fiel a si próprio e aos seus sonhos, facilmente se revê nos símbolos Gota de Água, a Rosa-dos-Ventos, a Machada, e o Icthus (Peixe, símbolo dos primeiros cristãos).