Encontro Ibérico de Guias ’25

Encontro Ibérico de Guias ’25

No fim-de-semana de 10 e 11 de Maio, Idanha-a-Nova foi palco do Encontro Ibérico de Guias, reunindo escuteiros de Portugal e Espanha numa iniciativa conjunta do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e do Movimiento Scout Católico (MSC). O evento teve como objetivo principal promover a proteção e o bem-estar de crianças e jovens no escutismo, reforçando uma cultura de segurança e boas práticas no movimento.

O encontro integrou-se no projeto Camin(h)o Seguro, uma colaboração entre o CNE e o MSC que visa aprofundar uma cultura mais segura e protetora para crianças e jovens no escutismo, através de capacitação, elaboração de conteúdos educativos e campanhas de sensibilização .

Durante o fim-de-semana, os participantes envolveram-se em atividades formativas e momentos de reflexão, fortalecendo os laços de cooperação entre as associações escutistas dos dois países. O evento também destacou o compromisso contínuo das organizações escutistas ibéricas em promover ambientes seguros e inclusivos para todos os seus membros, reforçando os valores de solidariedade, união e cidadania que caracterizam o movimento escutista.

O Sábado foi um dia em que se debateram temas inspirados no Escutismo: Movimento Seguro – Bullying, Relação Educativa e Abusos, Dependências e Internet Segura.

Auscultaram os escuteiros e lobitos de forma a perceber qual a percepção de cada um e como encaram estes assuntos, e se os seus agrupamentos cumprem ou não, sempre dentro do jogo escutista.

Tiveram um tempo para apresentarem os temas e formas como ultrapassar os problemas com que se deparam, e como se podem sentir seguros.

No domingo, após a Eucaristia presidida pelo Assistente Nacional, cada secção apresentou os Guias eleitos para se fazerem representar no Conselho Nacional, e as medidas propostas por eles.  As medidas apresentadas foram: mais formação para os adultos e para os escuteiros na melhor compreensão e aplicação das medidas do Escutismo Movimento Seguro, tanto a nível local como a nível regional, melhor compreensão e respeito pelos educadores na forma de comunicar e de lidar com os escuteiros das unidades, maior cuidado na publicação de fotos em tempo real para não pôr em causa a segurança dos escuteiros e mais atividades ao ar livre de forma a deixar de parte os aparelhos móveis e ir à essência do escutismo.

A Região de Setúbal vai ser muito bem representada por duas secções no Conselho Nacional, o Caminheiro Gonçalo Jones do 64 e o Explorador Rodrigo do 59.
Sempre da melhor vontade para servir o escutismo!

No âmbito deste encontro, convidamos os nossos guias a deixarem uma palavra para melhor expressar o que se viveu nestes dias…

Foi uma experiência gira, gostei muito dos jogos que fizemos e do que aprendemos. Falamos dos temas de bulling, relações saudáveis, abusos e os seus limites. E acabamos com um lema nos Lobitos: “Uma vez na internet para sempre na internet!”

Mariana / 1118 – S. Paulo e Aurora / 651 - Azeitão

Esta foi uma experiência inesquecível, da qual levo muitas aprendizagens importantes sobre o bullying, os abusos e os cuidados a ter com a internet. Também levo amizades incríveis, com pessoas maravilhosas que adorei conhecer. Gostei muito de representar os exploradores da região de Setúbal!

Madalena / 72 - Montijo

Neste EIG tive experiências incríveis, conheci pessoas novas e incríveis com o mesmo sangue que eu. Tive experiências ótimas com o resto de Portugal, que tornou este acampamento ibérico inesquecível.

Rodrigo / 59 - S. Sebastião

Este encontro nacional de guias foi um excelente fim-de-semana, repleto de boa companhia e aprendizagem. Tive a oportunidade de partilhar ideias e experiências com irmãos escutas de todo o país, aprofundando temas como o “escutismo movimento seguro” e a sua importância no CNE. Através de workshops dinâmicos e debates abertos, refletimos sobre ações concretas para tornar o escutismo mais seguro e inclusivo. Ficou claro que, unidos, temos o poder de fazer a diferença e melhorar aquilo que há para melhorar num escutismo em constante mudança.

Francisco / 223 - Alcochete

“Um excelente fim-de-semana, com boa companhia e muita alegria. Um fim de semana muito enriquecedor, no qual foi possível partilhar diferentes ideias com os nossos irmãos escutas de todo o país. Durante todo o fim-de-semana falamos muito sobre o Movimento Segura-te e a sua importância, através de workshops e debates. Com este fim de semana muitas dúvidas foram esclarecidas e percebemos que todos juntos podemos fazer a diferença.”

Raúl / 1388 - Samouco

“O encontro nacional de guias que se realizou neste passado fim-de-semana foi uma experiência bastante enriquecedora. Foi nos dada a possibilidade de partilhar as nossas opiniões sobre o tema ” Escutismo Movimento Seguro” com o intuito de melhorar o movimento do CNE. Com esta atividade senti que tivemos uma voz ativa para uma possível mudança na nossa associação e, ao mesmo tempo senti que fiquei mais esclarecido os temas que conseguimos abordar nos mini workshops.”

Mafalda / 467 - Charneca da Caparica

Foi uma experiência extremamente positiva e enriquecedora.

Enquanto caminheiro, participei em várias dinâmicas centradas no tema “Escutismo: Movimento Seguro”. Ao longo do encontro, tivemos diversos momentos de partilha de ideias e reflexões que nos permitiram, em conjunto com o escuteiros espanhóis, chegar a conclusões relevantes. Estes contributos serão agora levados ao plenário nacional, dando-nos a oportunidade, enquanto escuteiros, de fazer a diferença, de sermos ouvidos e de participarmos ativamente na construção de decisões importantes para o futuro do CNE.

O entusiasmo vivido foi contagiante e senti-me verdadeiramente alinhado com o tema e com o espírito de mudança que o encontro promoveu. Foi com grande orgulho que me desafiei a ser um dos Representantes Nacionais da IV Secção, juntamente com o caminheiro Rui Pedro do 1120 – Cartaxo.

Agora, tenho como missão partilhar tudo aquilo que foi vivido e discutido, para que juntos possamos continuar a ser “Seguros no Caminho, Unidos no Escutismo.”

Gonçalo / 64 - S. José

Encontro Ibérico de Guias | Escuteiros de Setubal