“É em vós que assenta o bom do escutismo que se faz em Setúbal” palavras de Ana Margarida Chagas aos guias da Região

O Curso de Guias regional que decorreu no fim de semana de 16 e 17 de novembro, escolheu desta vez a Escola Secundária Poeta Joaquim Serra na cidade do Montijo. Dois dias intensos de formação dirigida aos escuteiros que desempenham a missão de guias no seu agrupamento.

Jovens dos 6 aos 22 anos que dão corpo ao escutismo vivido nas suas quatro secções de acordo com a faixa etária, puderam adquirir conhecimentos e técnicas que lhes vão permitir desenvolver a sua missão de guias junto dos restantes jovens com quem trabalham no agrupamento.

Na eucaristia de encerramento, a Chefe Regional confessou a sua predileção por esta atividade que considera ser “a mais importante de todas”. Para Ana Margarida Chagas, é o trabalho dos guias que “deixa a semente mais profunda na nossa região”. “É em cima de vocês que assenta o bom do escutismo que se faz em Setúbal” concluiu a responsável pelo escutismo na região sadina.

Uma palavra especial de gratidão foi para os responsáveis pedagógicos das quatro secções e para a secretaria regional pedagógica, Milene Santos que fez a ponte entre o Executivo Regional e as equipas que trabalham a pedagogia das atividades regionais de acordo com a faixa etária em que os jovens se encontram.

O sistema de patrulhas integra o método escutista como pequena comunidade composta por 6 a 8 elementos onde cada um desempenha uma função em prol de todos e têm o guia como estímulo e inspirador para as atividades e progresso pessoal de cada um.

 

Curso guias 2024
Curso guias 2024
Curso guias 2024
Curso guias 2024
Curso guias 2024
Curso guias 2024
Curso guias 2024
Curso guias 2024