50º Aniversário da Região de Setúbal

Celebrações 50 anos da Região de setubal - Escuteiros de Setubal

50º Aniversário da Região de Setúbal

Celebrações 50 anos da Região de setubal - Escuteiros de Setubal

Acerca do que aconteceu no dia 25 de outubro, na Academia Almadense, muito poderíamos falar, muito teríamos para falar…

Fez-se história, como já alguém o disse: “Eu estive lá!”, no dia em que a nossa Região comemorava os 50 anos, a par com os 50 anos da formação da Diocese.

A história de um país faz-se de tempo, de acontecimentos, de pessoas, sobretudo de pessoas, tal como a história da nossa Região, com um passado, um presente e com expetativas para um futuro feliz, cheia de acontecimentos e de pessoas e é sobre pessoas que hoje interessa falar.

50 anos a navegar com fé, serviço e coragem…

Embarcamos nesta Gala com expetativas, “ (…)o Escuta é vida no campo.” Assim se canta num hino de um Agrupamento da Nossa Região, então o que moveu tantos Escuteiros a irem a uma gala, numa antiga sala de Cinema. Foram as pessoas, foi a vontade de estarmos juntos, de olharmos para a nossa história, conhecer quem começou, quem há muito nos dá exemplos da verdadeira felicidade e orgulho em pertencer ao CNE na Região de Setúbal.

A Gala começou muito antes do Check-In marcado para as 21h. A Gala começou quando pelas ruas de Almada, cafés, pastelarias, restaurantes começaram a ficar cheios de pessoas “estranhamente” vestidas para uma Gala. E sem estranhar, sem apresentações começaram os abraços, alguns de saudade, outros de alegria por estarmos juntos. Porque ser escuteiro nesta Região é assim, porque SETÚBAL COMO É?

É DE ABRAÇOS E SORRISOS
(onde há pessoas há afetos, há alegria, há vida)
DE FORÇA E UNIÃO
(porque só com muita vontade se construiu esta Região e juntos continuámos um legado de Alegrias, de Sonhos, de Vontade de fazer sempre mais e melhor)
SETÚBEL É A NOSSA REGIÃO
(porque somos únicos, porque em qualquer Agrupamento sentimo-nos em casa, porque sabemos receber)

Agradecer e reconhecer é o melhor exemplo que podemos dar na educação dos nossos escuteiros. Foi uma noite de recordações, de quem já partiu e deu o grande pontapé de saída, de reconhecimento pelos que há largos anos nos têm dado bons exemplos e pelos do presente que tornam real todos os dias o sonho de há 50 anos.
Então o que foi a Gala? Foi um momento para abraçar, para agradecer, para cantar, para chorar, para rir, para matar saudades, foi sobretudo um momento de união e agora… Agora, venham outros 50 anos e está na hora de dizer a quem preparou e animou:
Obrigado e continuar a gritar:

E Setúbal como é?…

Texto: Rosário Silva | Agrupamento 543 Cova da Piedade
Imagens: Mariana Fonseca, Henrique Matos e Hugo Malveiro

galeria de fotos da celebração dos 50 anos da região.