“100 anos a ganhar vida” com mais de 100 mil escuteiros…

“100 anos a ganhar vida” com mais de 100 mil escuteiros…

Mais de 3 mil escuteiros da Região de Setúbal festejaram “100 anos a ganhar vida”

Os Jogos da Primavera da Região de Setúbal voltaram a encher o Parque de Santiago na cidade sadina, desta vez para assinalar os 100 anos de escutismo católico no nosso país.

Mais de 3 mil escuteiros provenientes de toda a região, encontraram-se numa festa de povos e civilizações onde a diversidade foi também sinal e pedagogia para entender que a diferença é uma riqueza.

A iniciativa que contou com a adesão da totalidade dos agrupamentos da Região de Setúbal, desafiou a que cada um se apresentasse caracterizado de povos e civilizações. Assim, chegaram chineses, gregos, egípcios, incas, caretos… que simbolizavam a diferença, mas também o bem que cada um pode transmitir ao outro.

O dia decorreu em saudável competição que levou os agrupamentos a várias arenas de jogo preparadas pelos departamentos pedagógicos das quatro Secções. Um desafio à destreza e engenho, mas também ocasião de divertimento e partilha uma vez que, nesta edição, os adultos também participaram nas provas.

A intensidade do dia serenou com a celebração eucarística presidida pelo Padre José Lobato, Administrador Diocesano de Setúbal. A celebração eucarística terminou com toda a Região a cantar o hino da JMJ Lisboa 2023, perante o vídeo oficial que estava a ser projetado.

A noite traria o Festival da Canção Escutista com três temas a concurso interpretados pelos Agrupamentos, 510 de Cacilhas; 64 S. José e 415 Santa Maria.

As atuações musicais aqueceram a plateia para o momento aguardado da noite, a revelação dos vencedores da edição 2023 dos Jogos da Primavera. O primeiro lugar dos jogos foi para o Agrupamento 76 da Moita e a melhor canção distinguiu o 64 S. José.
O prémio de melhor claque distinguiu o Agrupamento 1135 da Sobreda e o melhor traje foi para o 688 de Alhos Vedros.

A encerrar o dia, a Chefe Regional agradeceu a todos os que tornaram possível estes jogos, destacando os departamentos pedagógicos e os que foram animando cada uma das provas.

Por fim, Ana Margarida Chagas marcou encontro para o dia 28 de Maio, no Santuário de Cristo Rei para a celebração regional dos 100 anos do Escutismo Católico Português.