Os escuteiros da Região de Setúbal dedicaram uma parte importante do seu Conselho Regional, a refletir sobre o futuro do Centro de Educação Ambiental da Arrábida (CEADA).
Na sexta-feira dia 10 de fevereiro, no salão da Igreja Beato Scalabrini na Amora, realizou-se o Conselho Regional com a presença de 168 conselheiros que analisaram algumas prioridades do escutismo na Diocese de Setúbal.
Entre elas, a situação financeira do CEADA. Pedro Coelho, Secretário Regional Financeiro, deu a conhecer a contabilidade associada ao CEADA, revelando que as despesas superam muito as receitas.
A Chefe Regional, Ana Margarida Chagas, sublinhou o peso desta estrutura nas contas da Região, admitindo que “grande parte da Região lhe parece ser indiferente”. Para a Chefe Regional, o que importa neste momento, é refletir sobre a frequência com que os agrupamentos da Região utilizam este espaço e o que se pode fazer para que essa frequência aumente.
Diversos conselheiros usaram então da palavra para manifestar a importância da existência de um espaço como este na Região, mas também reconhecer que o investimento naquele campo é essencial para atrair mais agrupamentos que ali realizem as suas atividades escutistas.
Os trabalhos contaram também com a intervenção da Equipa de Projeto (EP) do XX Ciclo do Cenáculo Regional que apresentou as conclusões da atividade que se realizou no último ano.
Também a EP do XXI Ciclo deu a conhecer aos conselheiros o que se propõe fazer com a edição deste ano do Cenáculo Regional, salientado a concretização do Pré-cenáculo que constituiu um momento de encontro e partilha para motivar a participação de mais elementos.
Neste Conselho Regional, participou também uma delegação da equipa candidata à Junta Central no próximo ato eleitoral, da qual faz parte Pedro Chula, até agora Secretário Regional para a Gestão na Região de Setúbal. Ivo Faria, atual Chefe Nacional que se candidata para mais um mandato, apresentou a equipa e algumas linhas de força que deseja implementar nos próximos anos.
Também usou da palavra o dirigente Silvério Conceição que apresentou a candidatura ao Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional.
Foi ainda votada a Ata do último Conselho Regional, aprovada com 145 votos a favor e 23 abstenções. Após o Conselho Fiscal e Jurisdicional ter manifestado o seu parecer positivo ao relatório de contas do ano 2021/22, este foi aprovado pelos conselheiros com 167 votos a favor e uma abstenção.
Os trabalhos encerraram com a Chefe Regional a dirigir uma palavra de reconhecimento ao atual Secretário Regional para a Gestão, Pedro Chula, que agora integra a lista única candidata à Junta Central. Ana Margarida Chagas, destacou “o trabalho imensurável” que durante 14 anos desenvolveu no escutismo regional, reconhecendo que, “todos colam hoje a organização da Região de Setúbal ao trabalho desenvolvido pelo Pedro Chula e que, nesta hora, qualquer agradecimento é pouco”.